Um pequeno destaque dos benefícios do MEL para a saúde humana.
O mel possui propriedades nutritivas e terapêuticas. Dos vários benefícios à saúde humana, destacam-se: o seu poder antioxidante, a proteção das células quanto ao envelhecimento precoce, regulando os níveis de triglicerídeos e colesterol, diminuindo o risco e acúmulo de gordura nas artérias e o desenvolvimento de doenças cardíacas.
O mel contém propriedades antimicrobianas, combate infecções causadas por fungos, vírus e bactérias e alivia a dor de garganta e a tosse, por exemplo.
Um adoçante natural, saudável e saboroso. Muito utilizado na culinária gourmet e pastry.
No entanto, o mel deve ser consumido com moderação, já que ainda é rico em calorias e açúcar, o que poderia contribuir para o ganho de peso e desregulação dos níveis de açúcar no sangue.
Informação nutricional do mel
100g de mel - 1 colher de sopa de mel (6g)
Calorias ===== 309 kcal - 18,6 kcal
Carboidratos = 84 g - 5 g
Cálcio ======= 10,2 mg - 0,6 mg
Vitamina C === 0,7 mg - 0 mg
Magnésio ==== 5,5 mg - 0,3 mg
Ferro ======== 0,3 mg - 0 mg
Potássio ===== 99,3 mg - 6 mg
Zinco ======== 0,2 mg - 0 mg
Sódio ======= 6 mg - 0,4 mg
Glicose ====== 31 g - 1,86 g
Frutose ====== 38 g - 2,28 g
Contraindicações do mel
Crianças: Não é aconselhado para crianças pequenas até os 3 anos de idade, devido à possibilidade do intestino, ainda imaturo, não impedir a entrada de pequenos micro-organismos, presentes no mel, que podem causar infecções.
Diabéticos: mesmo que o mel possua muitos benefícios em relação ao açúcar branco, pessoas com diabetes devem evitá-lo por conter açúcares simples que aumentam a glicemia do sangue;
Alérgicos: para evitar os sintomas como vermelhidão na pele, coceira no corpo e na garganta, lábios inchados e olhos lacrimejando de quem é alérgico ao mel, o ideal é evitar o consumo, tanto do mel como de produtos que o contenham;